sexta-feira, 7 de março de 2014

Festa infantil: planejando o aniversário

Planejar festa é uma delícia (pra quem gosta, claro)! Fazer uma festinha linda economizando o máximo é melhor ainda! Mas, para economizar e manter a qualidade, é preciso planejar alguns detalhes com certa antecedência, senão você acaba ficando sem tempo, paciência e pagando mais caro. Nesse post vou comentar alguns pontos pra quem está sem saber  por onde começar.


O primeiro passo é decidir quem vai se responsabilizar pela decoração, comes, bebes etc. Você pretende organizar tudo sozinha ou prefere contratar alguém? Ou vai se responsabilizar por uma parte e terceirizar o resto? Esse tipo de definição faz com que você tenha tempo de fazer orçamentos, pesquisas e optar pelo que mais te agrade. Vou partir do pressuposto de que você quer organizar tudo ou quase tudo por conta própria, tá?


1. Tema
Eu já sabia o tema um ano antes do aniversário, mas não precisa exagerar como eu! Pensar o tema o quanto antes é super importante porque é a partir dai que você vai definir as cores que vai usar na decoração, toalhas etc. E em festinhas ecológicas vale inovar no tema! Pode ser um personagem específico, uma estação do ano, jardim, piquenique, fundo do mar, algum filme, livro e por ai vai... A festa de Manuca vai ser da Magali.

2. Lista de convidados
Vai fazer só um bolinho ou um mega evento? Comece a fazer a lista! Interessante também separar as crianças dos adultos, assim você vai ter ideia de quantas lembranças vai fazer. Mas a lista é dinâmica né, pessoas podem entrar ou sair da lista a qualquer momento.

3. Local
Aqui o local também foi decidido com quase um ano de antecedência, mas só vou poder reservar a data três meses antes, então, caso você precise reservar um salão ou espaço, é legal procurar saber com quanto tempo de antecedência pode fazer a reserva, para não correr o risco de alguém pegar sua data!

4. Ideias de decoração
As ideias já começam a surgir logo que você escolhe o tema né?! Uma dica: comece a escrever uma planilha com as ideias que você tem, porque ai você define com quanta antecedência precisa organizar cada detalhe, se vai precisar juntar algum material como garrafinhas, potes de vidro, quais materiais vai precisar comprar (e até já começar a comprar algumas coisas pra ir gastando o dinheiro aos poucos). As ideias da decoração também são bem dinâmicas, você pode ter uma excelente ideia enquanto está na fila do mercado, nas vésperas da festa! 



1. Defina o cardápio
Aqui também vale a pena pensar o que vai ser feito por você e o que vai ser encomendado. Uma dica: pense sempre em agradar as crianças. Adulto (teoricamente) come qualquer coisa, não tem tantas restrições, já as crianças e bebês podem não comer produtos industrializados, frituras, açúcar...no Facebook tem grupos sobre alimentação saudável e muitas dicas e receitas. Eu estou em fase de pesquisa de receitas, o maior desafio pra mim são os docinhos, olho sempre o blog As delícias do Dudu, de onde já tirei várias receitas que podem servir para a festa! Legal e barato também é fazer uma mesa de frutas, ao invés da famosa mesa de guloseimas (assunto para outro post).

2. Preparação do convite e personalizações
Hoje em dia tá bem em alta as festas personalizadas, com tags, rótulos, adesivos enfeitando toda a mesa. Já que você já sabe o tema, é um bom momento para pesquisar os preços das personalizações, ou botar a mão na massa e aprender a fazer! O convite também. Mas se você vai usar alguma foto do bebê no convite, ai é deixa pra acrescentar quando estiver perto de divulgar, para a foto ficar bem atual.

3. Serviços de imagem
Quem vai ficar responsável pelas fotos? Vai ser no esquema da maquininha digital rolando de mesa em mesa, smartphones ou vai contratar um profissional? Nada contra às duas primeiras opções, mas uma opinião pessoal: acho que vale a pena contratar alguém (já que você vai economizar em tantas outras coisas dá pra gastar um pouco mais no que pode ser realmente útil e durável). Ou então deixar alguém responsável por tirar as fotos, porque provavelmente você não vai ter tempo para isso durante a festa!




1. Lembrancinhas
Provavelmente você já vai ter pensado em qual será a lembrancinha logo que escolheu o tema, mas aqui você começa a ter uma real noção da quantidade de lembranças que irá fazer. Perguntas básicas: os adultos também terão lembrancinhas? Você vai encomendar lembranças ou vai ser na pegada DIY (também assunto para outros posts)? Outra opinião pessoal: acho mais legal lembranças úteis... Quando for pensar na lembrança, imagine-se ganhando o que pretende oferecer. É legal, vai ser útil ou vai ser só mais um entulho juntando poeira na estante?

2. Roteiro da festa
Festa de criança é festa para criança! Não dá para fazer aquele churras, deixar o amigo olhando as carnes enquanto bate papo com 10, 15 pessoas ao mesmo tempo. É legal pensar em atividades que as crianças possam fazer (criança fica entediada muuito rápido), cantinho de desenho, atividades físicas, ou se no local da festa já existe algum tipo de estrutura como parquinho. 
Quanto tempo a festa vai durar? Isso depende da idade do seu filhote...mas acho que festas de criança não passam de 6h de duração, se for para bebês de 1 e 2 anos, acho que 4h de festa tá bom...mas depende de quanta energia eles têm pra gastar.
Outro detalhe de infraestrutura: vai ter muito bebê na festa? Se sim, é legal pensar num espaço para trocar fraldas.

3. Cheque o cronograma
A partir daqui é bom checar o cronograma sempre. Deixou alguma coisa que já havia pensado antes para resolver agora? Está conseguindo seguir o cronograma ou vai precisar reajustar?




1. Distribua os convites
Se você é mãe de primeira viagem e vai comemorar o primeiro aninho da sua cria, possivelmente quase todos os convidados já ouviram você falar mil vezes sobre essa festa...mas, ainda assim, é importante fazer o convite oficial. Se ele for enviado via email ou Facebook, se vai ser impresso e entregue pessoalmente, tudo isso tem que estar definido para não acabar esquecendo alguém! 
Eu gosto de pedir a confirmação da presença, para ter a real noção do tamanho da festa. Geralmente quando se cria evento no Facebook, algumas pessoas costumam confirmar a presença só pra "dar força", ou porque acha deselegante recusar o convite, então, se você vai usar essa opção de convite, pede para confirmar apenas se realmente for, ou então marcar o "talvez" !

2. Lista dos comes e bebes
O cardápio já foi definido, se você decidiu encomendar, só precisa confirmar a data de entrega, quantidade etc. Mas se é você quem vai fazer, é importante ver na lista quais comidas podem ser preparadas com certa antecedência (não de um mês, mas pelo menos uma semana), o que pode ser congelado e o que só pode ser feito no dia mesmo. Organize uma equipe de apoio, recrute amigos, familiares e quem mais quiser para ajudar, faça uma lista com a ordem das preparações, assim não fica tudo pro mesmo tempo!

3. A roupa da criança
Se a criança vai se fantasiar para a festa, dá pra começar a pensar na fantasia, comprar o que for necessário e deixar a criatividade rolar! Se for o aniversário de um ano, eu só pensaria na roupa, mas organizaria de fato quando estivesse mais perto, pra não correr o risco de ficar grande ou pequena demais.

4. A decoração
Painel, letreiro, centros de mesa, mural de fotos, enfeites...Mas um detalhe: se você não tem tempo de se dedicar intensivamente à produção da decoração, pode ir começando a fazer já com 2 ou 3 meses de antecedência...pinta uma garrafinha aqui, faz um letreiro ou bandeirola ali e vai guardando em local fresco e arejado pra não ficar estragado no dia de usar.




1. Checar os serviços contratados
Liga só pra saber se tá tudo ok com os serviços que você contratou. Só pra garantir e não ter nenhuma surpresa no dia.

2. Lista de compras
Começar a comprar os ingredientes que vai utilizar, as bebidas, forminhas...

3. Conferir os convidados
Ficou faltando chamar alguém? Todo mundo já deu uma resposta sobre a presença?

4. Organizar a Playlist
Festa sem música não rola né...Pense numa playlist que combine com os momentos da festa, música mais tranquila para o comecinho, mais divertida para quando todo mundo já chegou e tá curtindo e calminha novamente pra galera perceber que tá na hora de dar tchau...




1. Mão na massa!
Hora de preparar as comidas, enrolar docinho, colocar na forminha, cortas as frutas, fazer o suco...cada um no dia ideal para preparação, de acordo com aquele cronograma que você organizou lá em cima! É bom também lembrar às pessoas que se disponibilizaram a ajudar que tá chegando a hora pra não correr o risco de todo mundo furar no dia.

2. Adiante o que der!
Colocar bebida pra gelar, arrumar o local da festa, comprar o que tiver faltando, conferir a playlist etc. 



Agora é só aproveitar a festa! E se alguma coisa sair fora do planejado, não se preocupe, vai se divertir!


Beijos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário