sexta-feira, 14 de março de 2014

Mesa de guloseimas: como substituir sem perder o sabor?

Mãe que escolhe não oferecer para a cria açúcar ou comidas industrializadas sofre né? Chega na festa dx amiguinhx e já vem aquela tia com um brigadeiro gigante dizendo "olha que titia trouxe" e se você diz que ele não come açúcar já ouve "nossa, que crueldade com o bichinho".

Ainda não passei por isso (ainda bem!), Manuela tem 6m e começou a introdução alimentar agora (mas já fica a dica para as tias e tios de plantão :D ), mas já vi muita mãe passar. E as festas têm sido cada vez mais sofridas para elas, principalmente com a famosa "mesa de guloseimas".

Antes de chegar ao ponto chave do post, vamos entender: qual o problema da mesa de guloseimas? O que é que tem dar açúcar para o meu bebê?


Na verdade ninguém vive sem açúcar. O nosso corpo precisa de açúcar constantemente para quebrá-lo em moléculas menores e utilizar essas moléculas como base para produção da energia. Contudo, um bebê ou criança com dieta adequada consegue obter a quantidade de açúcar natural necessária para suas necessidades, a frutose das frutas, galactose do leite, amido das batatas dentre outros. E o melhor: os açúcares naturais não provocam cáries!

Outra questão: os bebês e crianças menores estão na fase de adaptação aos novos sabores, então, se acostumamos a oferecer alimentos ricos em sacarose (no mel, açúcar industrializado e geleias por exemplo), há grandes chances da cria preferir o alimento açucarado do que o natural, e ai vem aquela dor de cabeça na hora da comida! 

"ah, mas já dei chocolate e danoninho pro meu filho e ele nunca teve nada". Que bom! Mas quando estamos falando de bebês, temos que pensar no futuro, não somente no agora. De acordo com os nutricionistas açúcar branco é caloria vazia, não tem valor nutricional e pode resultar em excesso de peso e outras dores de cabeça lá na frente!

A ingestão excessiva de açúcar aumenta não só a concentração de insulina no sangue, mas também a quantidade de adrenalina, hormônio que em excesso pode provocar ansiedade, excitação e dificuldade de concentração (fonte: Guia do Bebê). 

Só mais uma coisinha que aprendi nos grupos de alimentação, citando a nutricionista Karine Durães: a necessidade de comer açúcar é do adulto! A criança aprende o que você mostra a ela. Além disso o bebê já conhece o gosto doce, vindo do leite materno, então, precisa acostumar com os outros sabores! Se você oferece ao seu bebê alimentos açucarados, com realçadores de sabor, quais as chances dele preferir uma cenoura, brócolis do que um potinho de iogurte sabor morango ou um inocente brigadeiro? Mais uma citação da Karine: é normal e esperado querer dar doce ao bebê, quem quer dar açúcar ao bebê o ama de verdade! Mas a causa em não oferecer nos primeiros anos é mais que nobre. Então, pense duas vezes antes de cair na tentação, e pense três vezes antes de oferecer alimentos ricos em açúcar para a cria alheia!

"Ok, entendi, nada de guloseimas açucaradas para a criançada. Mas e agora, faço o que?"
Tenho duas sugestões:

1. Mesa de frutas

Que as frutas são maravilhosas e que existe uma ótima variedade no Brasil a gente nem precisa comentar, né? Então, arranja uma mesa mais baixa, que fique ao alcance dos pequenos e abusa da sua criatividade! Frutinhas em pedaços no palito, picolé de melancia, salada de frutas, frutas cortadas nos mais variados formatos...tem que ficar bem criativo e atraente, então quanto mais colorido (mais fruta), melhor! Vou colocar algumas imagens que encontrei na internet pra te inspirar (Não são minhas):

Mil maravilhas com uma só fruta! Fonte: Unalu


Frozen Salada de frutas. Fonte:Blog da Soluá


Frutas no palito. Você escolhe quais frutas coloca! Fonte: Uma mãe das Arábias


Pequenas porções. Fonte: Achei sem lactose


Delícia refrescante! Deu até vontade de comer um!


Nham nham, mais melancia!! Essa foto eu não achei a fonte original.


Formatos diversos, pra chamar a atenção deles mesmo! Também não achei a fonte original dessa imagem.


Eu poderia ficar aqui a tarde toda postando fotos criativas de como oferecer as frutas, mas agora deixo com vocês essa busca, tá? Vale a pena esse esforcinho pela saúde dos pequenos!

Ah, a segunda opção para a mesa de guloseimas vou deixar para o próximo post.

Beijos!






Fontes consultadas: 
http://guiadobebe.uol.com.br/cuidado-com-o-acucar/
http://nutricionistainfantil.blogspot.com.br/2012/07/sem-acucar-com-afeto-ou-porque-nao-dar.html

4 comentários:

  1. Adorei o post, minhas filhas ficaram até os dois anos sem comer açúcar e hoje são super fãs de todo o tipo de frutas, fico orgulhosa de vê-las comendo!!!
    E também incentivo muito as mamães a introduzirem alimentos saudáveis nas festas!!!
    Bjins ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Andressa! Aqui pretendo fazer o mesmo com Manuela, e isso vai depender até de uma mudança de comportamento minha ehehehe, mas que vai valer a pena né!
      Beijos!

      Excluir
  2. Lorena, amando sua iniciativa e me inspirando cada vez mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Ívina!! Se tiver sugestões de postagens eu vou adorar :D

      Excluir