quinta-feira, 5 de junho de 2014

Faça você mesmo - Sacolas de papel


Olá!


Tenho até vergonha de ver a data da última postagem aqui no blog. Muita correria esses dias! 
Mas hoje vim compensar minha falta ensinando a fazer uma linda sacolinha pra colocar a lembrança da festa!

Aprendi essa sacolinha com duas amigas, Renata Brito, aqui de Salvador, ela é consultora da Natura e faz essa sacola com folhas das revistas antigas, assim ela reaproveita papel, além de dar um toque especial às suas entregas, montando as sacolas uma a uma com todo cuidado. A outra amiga é Ívina Maiolo, de Caeté, MG, minha professora de chocolate, mãe super dedicada e que adora um trabalho manual! Ai fiz uma junção das duas aulas e vou compartilhar com vocês.

Do que você precisa:
- Papel de sua escolha (Usei o carmem, mas Renata faz de folha de revista, ai ela cola duas ou mais folhas pra ficar mais firme e Ívina faz de papel cartão, que fica uma sacola mais durinha, tipo caixa)
- Material para a alça (depende do seu tema, criatividade, vontade...)
- Régua
- Tesoura
- Cola

Passo a passo:

1. Corte uma tira do papel de 48cm x 21cm (aqui também pode variar o tamanho da sacola que você quer, vamos seguir esse padrão para as próximas medidas).

2. Nessa tira você vai fazer algumas marcas para dobrar: na parte de 21cm, meça 5cm de cada lado (da ponta pra dentro) e marque. Na parte de 48 cm, meça 20cm de cada lado (deixando uma região central com 8cm, será a base da sacola) e marque.

Aqui a tira de papel

Explicando melhor o passo 2. Veja que na parte de 21cm medi 5cm de fora pra dentro, de cada lado, e marquei já dobrando pra ficar o vinco. Depois, na parte de 48cm, medi 20cm de cada lado, de fora pra dentro, deixando essa região central com 8cm.


3. Na região central, você vai fazer um corte de cada lado, deixando aquela sobra de 8cm livre, e coloque essa sobra pra dentro da sacola, como na imagem abaixo:


Montagem da sacola:

A base da sacola é essa que expliquei acima, agora você só precisa unir as partes. A sobra central de 8cm, como já falei, é a base, coloque as abas menores para dentro (como na figura acima) e levante as laterais. 
Ai é só colar as laterais para fechar a sacola. Perdi as fotos dessa etapa, mas quando você tiver com ela toda dobradinha e cortada, é quase que intuitiva a montagem.

Alça:
A alça pode ser opcional. 
Se você fizer no papel durinho, como a Ívina, pode deixar sem alça, pra ficar como uma caixa. 
Se você fizer de revista, como a Renata, pode utilizar folhas da revista enroladas para as alças.
Se você fizer no papel carmem, como eu, pode usar o que quiser pra fazer a alça, o próprio papel, fita, cordão. 

Aqui eu usei um cordão de juta. Cortei duas tiras de 7 cm e mais duas tiras do papel carmem. Dobrei o papel na metade, ai coloquei a juta no meio e juntei as metades do papel. Vê na figura:





Depois é só pegar essas tirinhas com as alças coladas e colar na parte interna da sacola! 

Olha o resultado:

Na frente a sacola que fiz para esse tutorial e no fundo a sacola de Renata. 

Em cada foto a sacola tá de uma cor. Culpa da máquina peba... mas ela é vermelha!


Depois me conta se prestou!

Beijos









2 comentários: